terça-feira, 27 de abril de 2010

Detesto cadeiras pointless!

Estou neste momento a estudar a matéria provavelmente mais estúpida que apanhei até hoje.. Eu explico-me.

Todas as aulas, o homem chega lá, atira meia dúzia de ideias para o ar e a plateia ou diz que sim com a cabeça (do género "tou nem aí") ou então fica tão estúpida com a falta de objectivo que até tem vergonha de abrir a boca. Simplesmente baixa a cabeça e finge tirar uns apontamentos. Há sempre o grupo dos ranhosinhos que escreve tudo e consegue encontrar uma sequência lógica para a coisa. Felicidades! Obviamente que esses apontamentos, nem vê-los! Mas isso já é outra história...

Os Power Point's das aulas: magníficos! São daqueles cheios de texto e que não dizem nada. E depois ainda põe umas figuretas por cima que com a apresentação dão um ar muito profissional, muito "eu percebo pacotes disto" mas, ao converter para documento do Adobe Acrobat, cobrem completamente o texto. Não há uns pirolitos que o façam acordar para a vida e ver que talvez não tenha assim tanto jeito para a coisa. E quem sofre, quem é? A plateia.

Sempre fui uma pessoa terra a terra. Do género Matemática e Química. Gosto de verdades absolutas, tipo uma mão tem cinco dedos. Não gosto quando me vêm os filósofos dizer "Ai e tal se esconderes um, fica com quatro". Não. Uma mão vai sempre ter cinco dedos e, se não tiver, é uma excepção à regra. As excepções são bem vindas também. Mas são isso mesmo. Excepções.

Regressando ao tema, estou, então, com uma tremenda dificuldade em encadear esta coisa toda e perceber exactamente o que é que tenho a reter de todas estas ideias interessantes (não digo o contrário) mas completely pointless..

domingo, 25 de abril de 2010

Tatuagem = bye bye Epidural!



A tatuagem, quando realizada na zona sagrada (fundo das costas), inviabiliza a administração de anestesia epidural.
Como a agulha passa a zona onde foi injectada a tinta, em direcção ao espaço sub-aracnóide onde é depositado o anestésico, pode arrastar pequenas porções, que a nível da medula espinhal sejam responsáveis por lesões graves, muitas delas irreversíveis. Daí os médicos não arriscarem.

Por isso, meninas, pensem bem antes fazerem tatuagem neste local! Têm o corpo inteiro...

V.

sábado, 24 de abril de 2010

Como comer fruta bem limpinha...

(Sem usar Amukina®)



A fruta, mesmo quando lavada com água, retém sempre alguma carga fúngica e bacteriana. Pode ser ou não prejudicial mas, mesmo não sendo, penso que toda a gente que gosta de trincar fruta com casca prefere que ela esteja bem limpinha.

A solução é simples: lavar as frutas com água e sabão da loiça. É verdade! Não há necessidade de comprar outros produtos... Apenas ensaboar suavemente sem danificar a casca e enxaguar. Já experimentei com maçã, ameixa e uva e o resultado é muito, muito satisfatório! Parece que a fruta fica mais fresquinha e suculenta, sem haver qualquer alteração do sabor.
A restante fruta também pode (e deve) ser lavada com água e sabão mas, como habitualmente não se come a casca, o perigo não é tanto.

A dica foi-me transmitida por um professor e aqui fica o agradecimento público ;)

Bom fim-de-semana,

V.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia não.

Hoje é daqueles dias que devia resolver-se sozinho e ser apagado do calendário...

Aqui para estes lados o dia acordou cinzento e bem cedinho.
Seguiu-se uma manhã de estudo e um almoço pouco satisfatório.
Um café rápido e lá volto a enfiar o focinhito nos livros...

Esta vida custa tanto!

Gostava tanto de ter tempo para por a minha leitura em dia. Para sair de casa sem destino ou ir ali abaixo sentir a maresia. Deitar-me no couch a ver dois ou três episódios de Anatomia de Grey ou afins. Marcar uma bela duma massagem.
Mas não. Tenho de ir ver porque é não se suplementa o Lactato de Ringer com Cloro. Ou porque é que os pobres dos hiperadrenocorticóides às vezes também são hipotiróides.

É assim. Cada um tem o que merece.

V.

domingo, 18 de abril de 2010

Eu confesso...

Rendi-me aos pés das malinhas Guess assim que tive a minha primeira nas mãos.

Estas irão juntar-se brevemente às minhas 3 solitárias!

Bom domingo.
V.




sábado, 17 de abril de 2010

As empresárias.


Estava eu hoje a ver um programa da cusquice cor de rosa, num canal que agora não vem ao caso, quando, ao ser entrevistada, uma bela senhora referiu que o seu projecto de vida era a veia de empresária (juro que foi o que disse). Era modelo, cantora, actriz e agora empresária da comunicação e do entretenimento. Muito elegante e bem apresentada, qual Carrie Bradshaw, no que parecia um belo dia de Primavera Lisboeta.

Mas que novas empresárias são estas (uma classe social vastamente representada)? Que fazem elas além de irem para a neve ou para o No Solo Aqua de Portimão, Sasha Summer Sessions e afins nos meses de Verão? É que é nesse contexto que as vemos 'trabalhar'!

Já que querem ser empresárias porque não o fazem a sério, qual 'piquena e média' empresa para por o couro do portuguesito a trabalhar? Fica bem dizer que se é empresária sem mexer uma pena, não é? Aliás mexer até mexem, mas é a bela da anca ao som do dj mais in do momento..

Assim não dá, senhoras, assim não dá!
V.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O primeiro post.

Quem é a Vaca?
Uma aluna na recta final do muy nobre (e doentio) curso de Medicina Veterinária.

Quando comecei o curso, o meu grande objectivo era ser clínica de animais de companhia. Hoje continua a ser, mas o tempo abriu-me os olhos para uma imensidão de saídas profissionais que até à data não imaginava que seriam da responsabilidade de um Médico Veterinário.

Alimentação Humana
Até ao leite (e derivados) há uma data de momentos em que a vida da pobre vaca se cruza com a de um Médico Veterinário. Logo ao nascimento: situações de distócia (dificuldade no parto) são frequentes e somos chamados para ajudar o nascimento. Todo o maneio alimentar de uma vaca pode ser realizado pelo MV e todo o controlo a nível de sanidade dos animais e funcionamento das explorações leiteiras também. Controlo a nível da ordenha, da conservação do leite cru, da pasteurização e transformação do leite e controlo de qualidade inclui o MV.

Carne/Peixe não chegam aos frigoríficos/congeladores sem antes terem meia dúzia de contactos com o MV. Todo o contacto em via, o controlo do bem-estar animal no transporte e abate dos animais, passando pelo controlo de processos no matadouro e inspecção ante e post mortem e terminando nas indústrias de transformação e embalagem de produtos cárnicos. (Entrando nas subdivisões dos produtos cárnicos nomeadamente no que toca à espécie então nunca mais saíamos daqui...)

Ovos: Porque é que todos os ovos chegam iguais aos supermercados? Porque é que nunca tivemos a (in)felicidade de nos sair um pinto de um dos ovos que comprámos? Porque é que a casca do ovo na Europa é bege e nos Estados Unidos branca? Porque é que em grandes indústrias de sandes nunca apanhamos um corte de ovo cozido que só tenha clara? Pois é.. nós temos as respostas :)

Investigação
Cada vez mais há MV envolvidos em áreas de investigação básica e avançada nomeadamente nas áreas de Saúde Pública e Segurança Alimentar.

Clínica
Há tanta variedade de prática clínica como há de espécies animais. Mamíferos, Répteis e Aves venha o diabo e escolha!

Conservação da Natureza
Grandes parques de protecção de fauna selvagem: quem melhor para entender fisiopatogenia e bem-estar animal do que um MV?

Saúde Pública
Salmonella? Botox? Vacina do tétano? Nitrofuranos? Doença das Vacas Loucas? Resíduos de Antibióticos? Há sempre um MV envolvido!


E porque isto já vai longo, fico-me por aqui.
Mas há muito mais, acreditem!

V.