sexta-feira, 16 de abril de 2010

O primeiro post.

Quem é a Vaca?
Uma aluna na recta final do muy nobre (e doentio) curso de Medicina Veterinária.

Quando comecei o curso, o meu grande objectivo era ser clínica de animais de companhia. Hoje continua a ser, mas o tempo abriu-me os olhos para uma imensidão de saídas profissionais que até à data não imaginava que seriam da responsabilidade de um Médico Veterinário.

Alimentação Humana
Até ao leite (e derivados) há uma data de momentos em que a vida da pobre vaca se cruza com a de um Médico Veterinário. Logo ao nascimento: situações de distócia (dificuldade no parto) são frequentes e somos chamados para ajudar o nascimento. Todo o maneio alimentar de uma vaca pode ser realizado pelo MV e todo o controlo a nível de sanidade dos animais e funcionamento das explorações leiteiras também. Controlo a nível da ordenha, da conservação do leite cru, da pasteurização e transformação do leite e controlo de qualidade inclui o MV.

Carne/Peixe não chegam aos frigoríficos/congeladores sem antes terem meia dúzia de contactos com o MV. Todo o contacto em via, o controlo do bem-estar animal no transporte e abate dos animais, passando pelo controlo de processos no matadouro e inspecção ante e post mortem e terminando nas indústrias de transformação e embalagem de produtos cárnicos. (Entrando nas subdivisões dos produtos cárnicos nomeadamente no que toca à espécie então nunca mais saíamos daqui...)

Ovos: Porque é que todos os ovos chegam iguais aos supermercados? Porque é que nunca tivemos a (in)felicidade de nos sair um pinto de um dos ovos que comprámos? Porque é que a casca do ovo na Europa é bege e nos Estados Unidos branca? Porque é que em grandes indústrias de sandes nunca apanhamos um corte de ovo cozido que só tenha clara? Pois é.. nós temos as respostas :)

Investigação
Cada vez mais há MV envolvidos em áreas de investigação básica e avançada nomeadamente nas áreas de Saúde Pública e Segurança Alimentar.

Clínica
Há tanta variedade de prática clínica como há de espécies animais. Mamíferos, Répteis e Aves venha o diabo e escolha!

Conservação da Natureza
Grandes parques de protecção de fauna selvagem: quem melhor para entender fisiopatogenia e bem-estar animal do que um MV?

Saúde Pública
Salmonella? Botox? Vacina do tétano? Nitrofuranos? Doença das Vacas Loucas? Resíduos de Antibióticos? Há sempre um MV envolvido!


E porque isto já vai longo, fico-me por aqui.
Mas há muito mais, acreditem!

V.

1 comentário: